Lauriete aplaude o novo Bem que já entrou em vigor

A deputada federal Lauriete votou favorável ao Projeto de Lei que permitiu a nova edição do programa do governo que permite a suspensão de contratos de trabalho e a redução de jornadas e salários. As empresas já podem aderir às medidas que foram publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira. “O Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) é importante para enfrentar as consequências econômicas da pandemia”, explicou Lauriete.

A MP prevê a redução proporcional de jornada de trabalho e de salários e a suspensão temporária do contrato de trabalho. Nesses casos, os empregados receberão o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), que será custeado pela União. O programa tem validade de 120 dias, contados a partir da data da publicação da MP. Os trabalhadores que participarem do programa serão contemplados com uma garantia provisória no emprego, durante o período do acordo e também após reestabelecimento da jornada ou do encerramento da suspensão, por um período equivalente ao acordado com o empregador.

Segundo o texto, os objetivos dessas medidas são preservar o emprego e a renda, garantir a manutenção das atividades laborais e empresariais e reduzir os impactos gerados pela pandemia do coronavírus.

Entre as orientações previstas no documento está a obrigação de o empregador comunicar a redução da jornada de trabalho e do salário ou a suspensão temporária do contrato de trabalho ao Ministério da Economia (ME), no prazo de dez dias, contados a partir da formalização do acordo. Caso o empresário perca a data, deverá pagar o salário do funcionário no valor anterior ao estabelecimento do acordo. A primeira parcela do BEm será efetuada em 30 dias, tendo por base a data da celebração do acordo.

A norma ainda estabelece que o pagamento do BEm será baseado nos valores das parcelas do seguro-desemprego. Contudo, o texto destaca que o empregado não perde o seguro,

 

ACOMPANHE NOSSAS REDES

©2020 DEPUTADa FEDERAL Lauriete. Todos Os Direitos Reservados
Scroll Up